Topo

Com indícios em 92% dos casos, ômicron superou delta no RJ em dezembro

4.jan.2022 - Filas em postos de saúde no Rio chegam a quatro horas por testes de covid - Lola Ferreira/UOL
4.jan.2022 - Filas em postos de saúde no Rio chegam a quatro horas por testes de covid Imagem: Lola Ferreira/UOL

Igor Mello

Do UOL, no Rio

05/01/2022 13h49

Dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram o avanço da variante ômicron no Rio de Janeiro. Em dezembro, a nova cepa da covid-19 superou a delta e se tornou a variante mais presente nos exames.

O sequenciamento genético de variantes é feito por amostragem. Segundo o 15º Informativo de Vigilância Genômica, elaborado pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, a cada cem amostras sequenciadas no estado do Rio em dezembro, 92 tinham indícios de serem causadas pela ômicron.

Ao todo, foram sequenciadas 339 amostras em dezembro: 312 foram classificadas como sugestivas para ômicron e 27, como confirmadas para a delta —a capital fluminense se tornou epicentro dessa variante no segundo semestre de 2021.

Os casos são tratados como sugestivos porque há uma primeira identificação por meio de testes PCR. De acordo com a SES, todas essas amostras suspeitas de ômicron terão o genoma analisado por um laboratório da Fundação Oswaldo Cruz.

A velocidade com que a ômicron pode ter se tornado hegemônica no Rio chama atenção. Em 1º de dezembro, a capital registrou o primeiro caso suspeito da nova variante, identificado em um viajante vindo da África. A transmissão comunitária da nova cepa só foi confirmada no fim do mês.

Nesse meio tempo, a ômicron suplantou a variante delta —que vinha registrando praticamente 100% dos novos casos no estado nos três meses anteriores.

Casos suspeitos em 26 municípios

Os dados de vigilância genômica mostram ainda que a ômicron já está presente em quase 30% dos municípios fluminenses. Foram encontradas amostras sugestivas em 26 das 92 cidades do estado.

A capital responde por grande parte desses casos: a SES encontrou casos suspeitos ou confirmados da nova variante em 100% das amostras testadas na cidade do Rio em dezembro. São 247 casos suspeitos e três confirmados até aqui —há a suspeita contudo que esses números sejam muito maiores.

Outras cidades com números preocupantes são Volta Redonda, no Sul Fluminense, com 12 casos suspeitos, e Angra dos Reis, na Costa Verde, com oito casos suspeitos.

Boa parte das cidades com casos suspeitos da variante ômicron são destinos turísticos comuns entre os cariocas. Além de Angra, estão nessa lista Araruama, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema, na Região dos Lagos, além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana.