Topo

Esse conteúdo é antigo

Butantan: CoronaVac para menores de 6 anos depende de dados do Chile

Do UOL, em São Paulo

21/01/2022 14h10Atualizada em 21/01/2022 14h31

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que a CoronaVac não foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para menores de 6 anos por uma questão de falta de dados vindos do Chile, mas que o imunizante é seguro para a faixa.

"Não houve uma negativa (por parte da Anvisa): houve, sim, uma solicitação de complementação de dados", disse Dimas Covas ao UOL News - Tarde, programa do Canal UOL.

Segundo Dimas Covas, a Anvisa está aguardando o andamento de um estudo em andamento no Chile que pretende avaliar a eficácia da CoronaVac em crianças entre 3 e 5 anos de idade.

O Chile começou a vacinar crianças entre 3 e 5 anos com a CoronaVac no início de dezembro de 2021 — o que justifica a cautela, tendo em vista que o início da campanha ainda é muito recente, segundo Dimas Covas. "Os dados ainda estão sendo gerados", afirmou.

De acordo com o diretor, a questão da segurança da CoronaVac para a faixa etária, porém, já é algo garantido, e apenas resta saber sobre a eficiência do imunizante. "Não há dúvida em relação a isso. É a vacina mais seguro do mundo nessa faixa", afirmou.

Imunossuprimidos

A Anvisa também barrou o uso da CoronaVac em crianças de 6 a 17 anos com imunossupressão — ou seja: com baixa imunidade. Segundo Dimas Covas, a decisão do órgão "foi uma surpresa" para o Butantan.

"Estamos perguntando para a Anvisa: por que os imunossuprimidos?", afirmou, alegando desconhecer os motivos que levaram a Anvisa a tomar a decisão.

"Esse assunto não foi tratado em discussões precedentes", disse, argumentando que pessoas com baixa imunidade são justamente as que "mais se beneficiam das vacinas". "A CoronaVac em imunossuprimidos dá uma grande contribuição", acrescentou.

O UOL entrou em contato com a Anvisa para saber o que levou o órgão a não aprovar o imunizante para o grupo e aguarda o retorno com um posicionamento, que será publicado nesta nota o mais prontamente possível.