Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Botucatu (SP) começa a aplicar 4ª dose da vacina em idosos

Foram vacinados em Botucatu com a quarta dose 2.709 idosos - Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo
Foram vacinados em Botucatu com a quarta dose 2.709 idosos Imagem: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

07/02/2022 10h44Atualizada em 07/02/2022 15h28

A prefeitura de Botucatu (SP) começou ontem a vacinar idosos contra a covid-19 com a quarta dose do imunizante. Ao UOL, a assessoria do município justifica que esse grupo é predominante entre os internados nas últimas semanas.

Foram vacinados em Botucatu com a quarta dose 2.709 idosos.

Hoje, a prefeitura anunciou que o público-alvo para a quarta dose será formado por pessoas com 60 anos ou mais que já tenham tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou hoje que a pasta "tem discutido" a aplicação de uma quarta dose contra a covid-19, mas ainda não bateu o martelo sobre o reforço na imunização. Na prática, o chefe do ministério disse que, caso seja decidido algo nesse sentido, "seria a dose de 2022".

"A área técnica tem discutido. A secretária Rosana [de Melo, da Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19] conversou comigo na sexta-feira passada e disse que o grupo técnico ainda não avalia aplicar quarta dose, mas, na prática, seria a dose de 2022", disse Queiroga.

A determinação atual do Ministério da Saúde é para que a população tome a dose de reforço contra a covid-19 respeitando o prazo mínimo de quatro meses após a aplicação da segunda dose. A regra, por enquanto, só vale para pessoas acima de 18 anos.

Na sexta-feira (4), o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica dizendo que não há dados suficientes para a recomendação da quarta dose da vacina. O texto ressalta que o plano é dinâmico e depende da evolução do conhecimento científico, da situação epidemiológica e da disponibilidade de vacinas no Brasil.

4ª dose aumenta resistência, diz Israel

Uma quarta dose da vacina contra covid-19 administrada a pessoas com mais de 60 anos em Israel as tornou três vezes mais resistentes a doenças graves do que pessoas da mesma faixa etária vacinadas com três doses, disse o Ministério da Saúde de Israel em janeiro.

O ministério também disse que a quarta dose, ou segundo reforço, dobrou a resistência contra a infecção em comparação com aqueles na faixa etária que receberam apenas três doses da vacina.

Israel começou a oferecer uma quarta dose da vacina Pfizer/BioNtech para pessoas com mais de 60 anos no início do mês passado.