Topo

Esse conteúdo é antigo

Dizer que vai aplicar 4ª dose da vacina é precoce ainda, diz infectologista

Do UOL, em São Paulo

09/02/2022 12h34Atualizada em 09/02/2022 13h02

O infectologista Renato Kfouri disse hoje, em entrevista ao UOL News, que é "precoce" o anúncio do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sobre a aplicação da quarta dose da vacina contra covid-19 em toda a população.

Em entrevista à rádio Eldorado, Doria afirmou que o estado irá aplicar a quarta dose do imunizante para toda a população, "independentemente de recomendação do Ministério da Saúde".

"Olha, sinceramente, eu não entendo, eu tenho dificuldade às vezes de compreender [esses anúncios]. O governo do estado de São Paulo tem um comitê técnico, pessoas respeitadas, importantes, eu não acredito que essas pessoas que fazem parte do comitê de São Paulo tenham tomado uma decisão dessa sabendo que não tem vacina [para uma quarta dose], sabendo que virão vacinas de nova geração, sabendo que os indicadores não apontam", começou.

E continuou: "Então, eu fico intrigado de onde vem um anúncio como esse neste momento. Talvez daqui um mês, dois meses, nós façamos esse anúncio dizendo que é preciso, mas o indicador não apontou até o momento. Então, acho que é precoce qualquer medida desse tipo".

Segundo o infectologista, os indicadores e estudos ainda não mostraram que os vacinados com a 3ª dose estão perdendo sua proteção contra o vírus e, em razão disso, não há motivo para ter uma dose adicional neste momento.

Para Kfouri, os governos deveriam focar em vacinar as pessoas que estão com a 2ª e a 3ª doses atrasadas, e imunizar as crianças, em vez de aplicar uma nova dose.

"Eu não vejo como um município, um estado, decida vacinar completamente fora do que a gente gostaria no Programa Nacional de Imunizações. Não creio que haja vacinas, não sei de onde algum estado, São Paulo, compraria vacinas porque não se vende vacinas [diretamente] para estados até o momento. É uma discussão que não deve ser particularizada, não deve ser regionalizada, o Brasil deve tomar a decisão para toda a sua população de maneira igualitária."

Anúncio de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou hoje que o estado irá aplicar a quarta dose da vacina contra covid-19 em toda a população, "independentemente de recomendação do Ministério da Saúde".

"Avançando na segunda dose, possamos iniciar a dose de reforço, a quarta dose, seguindo também uma ordem de faixa etária, como fizemos na terceira dose", disse em entrevista à rádio Eldorado. "Vamos adotar em São Paulo a quarta dose, independentemente de haver ou não recomendação do Ministério da Saúde".

Ele não deu uma previsão de quando essa quarta dose começará a ser aplicada, mas disse que essa vacinação já foi confirmada pelo comitê científico e que o estado está preparado para começar.

Nesta semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pasta discute a aplicação de uma quarta dose, mas que ainda não bateu o martelo.

"A área técnica tem discutido. A secretária Rosana [de Melo, da Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19] conversou comigo na sexta-feira passada e disse que o grupo técnico ainda não avalia aplicar quarta dose, mas, na prática, seria a dose de 2022", disse Queiroga.

Na última sexta-feira (4), o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica dizendo que não há dados suficientes para a recomendação da quarta dose da vacina.