Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Prefeitura inicia no dia 21 busca em escolas por crianças não vacinadas

Até as 19h de ontem, 780.859 doses de vacina contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. Com isso, 72,1% desse público já está imunizado com a primeira dose - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Até as 19h de ontem, 780.859 doses de vacina contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. Com isso, 72,1% desse público já está imunizado com a primeira dose Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

17/02/2022 15h08Atualizada em 17/02/2022 15h08

A prefeitura de São Paulo inicia na próxima segunda-feira uma busca ativa nas escolas municipais por crianças que não foram vacinadas contra a covid-19. A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) afirma que a maioria das crianças na faixa etária de 5 a 6 anos estão nessas unidades de ensino.

Segundo a prefeitura, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já estão preparadas para realizar a imunização nas escolas municipais de São Paulo e continuar com o atendimento nas unidades. A ação contará com o apoio de técnicos da Vigilância em Saúde da SMS, que são aptos a aplicar as vacinas.

As UBSs realizarão agendamento das ações de vacinação em conjunto com as escolas. As instituições de ensino fornecerão o termo de autorização para que os pais ou responsáveis encaminhem as crianças com o documento preenchido e o cartão de vacinação na data programada para a aplicação. Os pais interessados poderão acompanhar a vacinação.

Mais de 70% receberam primeira dose

Segundo a SMS, até as 19h de ontem, 780.859 doses de vacina contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. Com isso, 72,1% desse público já está imunizado com a primeira dose.

As crianças de 5 anos, que são vacinadas exclusivamente com doses da Pfizer pediátrica, precisam esperar 56 dias ou oito semanas para a segunda dose. Quem tem de 6 a 11 anos e tomou a primeira dose da Pfizer também tem de aguardar esse mesmo intervalo. Para aqueles que tomaram Coronavac, o intervalo é de 28 dias.

Busca ativa por crianças em todo o estado

O governo de São Paulo anunciou ontem uma nova campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, nas escolas municipais, estaduais e privadas do estado —chamada de "Semana E", ela vai ocorrer entre os dias 19 e 25 de fevereiro.

De acordo com o governo, cada município deve definir como será a estratégia —ou seja, como as escolas de cada rede serão usadas na campanha.

A Secretaria Estadual da Saúde afirma que 60% das crianças paulistas foram vacinadas com a primeira dose da CoronaVac — o governador João Doria (PSDB) havia planejado vacinar 100% deste público em três semanas, mas não cumpriu a meta. Ao todo, pouco mais de 2,4 milhões de crianças foram vacinadas até agora.