Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: 'Não temos medo de retroceder no uso de máscara', diz Gorinchteyn

18/03/2022 10h07

O Secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, participou hoje do UOL News e defendeu o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no estado, anunciado ontem pelo governo paulista. De acordo com ele, trata-se de uma decisão unânime do Comitê de Enfrentamento da covid-19 em São Paulo. Mas ele admitiu que é possível retroceder nessa escolha futuramente.

"Continuamos a fazer observâncias dos dados de saúde, a cada semana. E se, porventura, identificarmos qualquer mudança no cenário epidemiológico, como variantes que deixem de ser 'de atenção' para 'de preocupação', não temos problema algum em retroceder", reconheceu Jean.

O Secretário afirmou que os dados da vacinação em São Paulo foram decisivos para a escolha: mais de 90% da população elegível já tomou duas doses; 75% tomou a 3ª dose; e 73% da população pediátrica tomou a 1ª dose. Além disso, segundo Jean, "nas últimas 6 semanas, tivemos 76% de queda da internação hospitalar", apesar das aglomerações do Carnaval.

Nas escolas, onde o uso de máscara também será flexibilizado a partir de agora, Jean entende que há segurança para isso.

"As crianças respondem melhor que adultos em relação à quantidade de anticorpos e, ao mesmo tempo, em relação ao tempo em que esses anticorpos se mantêm duradouros. A segunda dose é fundamental. Mas isso já permite dar tranquilidade de recomeço de socialização", analisou Jean.

Questionado se empresas e universidades podem manter a obrigatoriedade do uso de máscaras, Jean entendeu que sim. "Algumas instituições vão manter o uso obrigatório. A universidade é autônoma, assim como qualquer estabelecimento".

No Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, o uso de máscaras já foi flexibilizado. E segundo Jean, houve até comemoração por causa disso.

"Nas minhas tarefas cotidianas, na Secretaria e em locais sem aglomerações, eu me manterei sem máscara, até porque estou imunizado com 3 doses. Assim que foi assinado decreto, no Palácio dos Bandeirantes, de imediato, se retirou a máscara, até de forma festiva. As pessoas estão pedindo que a máscara possa sair", revelou o secretário.

Por fim, Jean concluiu dizendo que essa decisão não foi tomada com interferência política.

"Se tivermos alguma mudança, não temos medo nem vergonha de retomarmos o uso obrigatório de máscaras. Mas se tivermos que tirar uma foto, este é o momento certo médico, não político, de retirada das máscaras", afirmou.

Veja as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral: