Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo de São Paulo entrega nova fábrica de vacinas do Butantan

O laboratório responsável por entregar as doses de vacina contra a gripe para o serviço de saúde pública do Brasil é o Instituto Butantan - MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O laboratório responsável por entregar as doses de vacina contra a gripe para o serviço de saúde pública do Brasil é o Instituto Butantan Imagem: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Do Uol, em São Paulo (SP)

25/03/2022 16h24

O governo do Estado de São Paulo inaugurou hoje o complexo da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan. O empreendimento terá capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano, entre as quais a Coronovac, contra a covid-19, e também imunizantes para outras doenças como a raiva, a zika e a hepatite A.

O governador João Dória, que esteve na inauguração, afirmou que a fábrica é uma vitória de São Paulo e do Brasil e que o estado apoiava, respeitava e prestigiava a ciência. Disse ainda que o investimento gerará pelo menos 130 empregos diretos.

Conhecido como Centro de Produção Multipropósito de Vacinas, o complexo foi construído com financiamento privado e os custos foram estimados em R$ 189 milhões, doados por 75 empresas diferentes sem qualquer contrapartida.

A organização da sociedade civil Comunitas, em parceria com a InvestSP e a Fundação e Instituto Butantan foram as responsáveis pela captação dos recursos: quase 81 milhões de reais doados pelas empresas e quase 109 milhões de doações particulares feitas para a Comunitas.

O complexo conta com dois prédios e um anexo, divididos em áreas para a solução, produção, descontaminação e qualificação. A biossegurança dos laboratórios contemplam até mesmo a hipótese de manipulação de vírus pandêmico e a planta do local pode ser adaptada facilmente para iniciar rapidamente a produção de novas vacinas em uma eventual nova pandemia.

Nos próximos meses, a fábrica receberá equipamentos e maquinários importados. Então, passará por outras inspeções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre segurança e certificação.

A previsão oficial do Butantan é que a produção de imunizantes no complexo comece no primeiro semestre do ano.