Governo de São Paulo entrega nova fábrica de vacinas do Butantan
O governo do Estado de São Paulo inaugurou hoje o complexo da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan. O empreendimento terá capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano, entre as quais a Coronovac, contra a covid-19, e também imunizantes para outras doenças como a raiva, a zika e a hepatite A.
O governador João Dória, que esteve na inauguração, afirmou que a fábrica é uma vitória de São Paulo e do Brasil e que o estado apoiava, respeitava e prestigiava a ciência. Disse ainda que o investimento gerará pelo menos 130 empregos diretos.
Conhecido como Centro de Produção Multipropósito de Vacinas, o complexo foi construído com financiamento privado e os custos foram estimados em R$ 189 milhões, doados por 75 empresas diferentes sem qualquer contrapartida.
A organização da sociedade civil Comunitas, em parceria com a InvestSP e a Fundação e Instituto Butantan foram as responsáveis pela captação dos recursos: quase 81 milhões de reais doados pelas empresas e quase 109 milhões de doações particulares feitas para a Comunitas.
O complexo conta com dois prédios e um anexo, divididos em áreas para a solução, produção, descontaminação e qualificação. A biossegurança dos laboratórios contemplam até mesmo a hipótese de manipulação de vírus pandêmico e a planta do local pode ser adaptada facilmente para iniciar rapidamente a produção de novas vacinas em uma eventual nova pandemia.
Nos próximos meses, a fábrica receberá equipamentos e maquinários importados. Então, passará por outras inspeções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre segurança e certificação.
A previsão oficial do Butantan é que a produção de imunizantes no complexo comece no primeiro semestre do ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.