Topo

Esse conteúdo é antigo

Sites do Ministério da Saúde ficam fora do ar após suspeita de ataque

Conecte SUS é um dos sistemas que está fora do ar em função da manutenção - Tony Winston/Ministério das Saúde
Conecte SUS é um dos sistemas que está fora do ar em função da manutenção Imagem: Tony Winston/Ministério das Saúde

Do UOL, em São Paulo

17/05/2022 12h00

O Ministério da Saúde informou hoje que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI estão fora do ar. Os sistemas passam por uma manutenção. A previsão é que o acesso seja normalizado às 16h.

A manutenção tem caráter corretivo e foi ativada porque, ontem, o Datasus (Departamento de Informática do SUS) identificou uma tentativa de acesso indevido aos sistemas,

"Para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada", explicou o ministério em nota.

A pasta também informou que os dados das plataformas não foram afetados pela manutenção nem pela tentativa de acesso indevido.

No início de dezembro de 2021, o Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker que tirou todos os sites ligados à pasta do ar, o que afetou a divulgação de dados de covid-19 em meio ao surto provocado pela variante ômicron do coronavírus.

O restabelecimento total dos sistemas só foi anunciado um mês depois, quando o secretário-executivo do Ministério da Saúde informou que não houve perda de informação.