Topo

Esse conteúdo é antigo

Queiroga indica vermífugo para quem defende drogas: 'Talvez mate'

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante entrevista coletiva em Brasília - Mateus Bonomi/Reuters
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante entrevista coletiva em Brasília Imagem: Mateus Bonomi/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/07/2022 22h10Atualizada em 27/07/2022 22h10

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga indicou hoje um vermífugo chamado nitazoxanida, vendido também sob o nome Annita, para quem defende a legalização de drogas. A fala ocorreu durante um evento da pasta sobre hepatites virais.

"Nós somos contra o uso de drogas, embora haja pessoas que estão defendendo isso: liberação das drogas. Para esses vermes, nitazoxanida. Talvez mate essa gente", declarou.

Durante o evento, Queiroga e o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, alertaram sobre a importância de a população buscar diagnóstico e destacaram ações da pasta para combater as hepatites A, B e C e reduzir sua incidência no Brasil.

"A questão das hepatites é um problema de saúde pública. No passado, hepatites eram a principal causa de transplantes hepáticos. Hoje, em função das políticas públicas, passou a ser a esteato-hepatite crônica, já que temos maneiras efetivas de diagnosticar precocemente, de tratar com antivirais, de [aplicar] vacinas, de utilizar a força das políticas públicas para reduzir esse importante problema", disse o ministro.

As regiões Norte e Nordeste, juntas, representam 55,4% de todos os casos de hepatite A notificados entre 2000 e 2021. Houve, no entanto, redução de 95,6% na taxa de incidência da hepatite A no Brasil. Em 2021, foram registrados 0,2 casos por 100 mil habitantes.

*Com Agência Brasil