Topo

Anvisa volta a permitir pomadas para cabelo; veja produtos autorizados

Anvisa proibiu venda de pomadas de cabelo no Brasil após relatos de cegueira - Getty Images/iStockphoto
Anvisa proibiu venda de pomadas de cabelo no Brasil após relatos de cegueira Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

20/03/2023 11h09Atualizada em 20/03/2023 14h42

Após mais de um mês de proibição, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) voltou a permitir a venda de algumas marcas de pomadas para cabelo.

O que aconteceu?

  • Anvisa publicou lista de produtos autorizados a voltar ao mercado. Há cerca de 930 produtos permitidos (veja a lista completa abaixo);
  • Produtos que não estiverem na lista continuam interditados por cautela;
  • Usuários relataram problemas nos olhos após usar produtos para trançar e modelar cabelos. Casos iam de irritações a cegueira temporária;
  • Segundo a Anvisa, problemas oculares estão ligados à alta concentração de uma substância chamada Ceteareth-20. Os produtos que tiverem essa substância em concentração menor que 20% poderão voltar a ser usados.
  • Mais de 630 produtos foram interditados por terem ingrediente não autorizado ou acima do limite, ou por não apresentarem os testes solicitados.

Pomadas foram proibidas antes do Carnaval

  • Anvisa suspendeu venda e uso dos produtos antes do Carnaval. " Nessas festividades, o uso de penteados tende a aumentar, tornando necessária a adoção de medidas sanitárias efetivas e urgentes para que não ocorressem novos surtos de intoxicação ocular", disse a agência.
  • Após feriado e mais investigações, medida foi reavaliada.

A Anvisa continuará a monitorar todos os casos de efeitos adversos associados às pomadas capilares e atuará sobre aquelas que venham a ocasionar novos eventos.
Nota da Anvisa

Veja se a sua pomada foi liberada pela Anvisa