Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Prefeitura de São Paulo libera vacina bivalente para maiores de 40

Reforço protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron - Hannah Beier/Reuters
Reforço protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron Imagem: Hannah Beier/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/05/2023 09h28Atualizada em 02/05/2023 09h31

A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje que pessoas com 40 anos ou mais podem receber a vacina bivalente contra covid-19 no município.

O que aconteceu:

Dose de reforço será aplicada em pessoas dessa faixa etária que tomaram a última dose há, no mínimo, quatro meses. O Ministério da Saúde liberou a bivalente da Pfizer para todos os adultos, mas a vacinação na capital paulista será escalonada para não faltar doses. Veja quais são os pontos de vacinação.

Menores de 40 anos podem se inscrever na "xepa da vacina", caso sobrem doses abertas ao final do dia. É possível fazer a inscrição na UBS mais próxima.

Vacina bivalente já está disponível para outros públicos, como maiores de 12 anos com comorbidades ou imunossupressão, indígenas, gestantes e puérperas, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.

O que é a vacina bivalente

O reforço protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron, que predominam atualmente no mundo

Essas novas vacinas passaram pelo mesmo processo de produção, mas, além de componentes da cepa original, também levam outros ingredientes modificados para atingir a ômicron.

Para quem não faz parte dos grupos que podem receber a vacina, a Anvisa reforça que o imunizante monovalente original continua sendo fundamental no combate à covid-19.