Campinas investiga 6º caso suspeito de febre maculosa
A Secretaria de Saúde de Campinas anunciou na noite desta quarta-feira a abertura de investigação do sexto caso suspeito de febre maculosa no município.
O que aconteceu
Moradora de Hortolândia (SP), cidade da região, a mulher de 40 anos também esteve na Fazenda Santa Margarida no dia 27 de maio. Com sintomas da doença desde o dia 10 de junho, ela está internada em um hospital privado de Campinas e aguarda o resultado do exame laboratorial.
Mais cedo, a Secretaria notificou a existência de um quinto caso suspeito: uma mulher de 38 anos que esteve na fazenda no dia 3 de junho e apresentou os sintomas uma semana após o evento. Internada desde a última terça-feira, também aguarda o resultado de exames.
Em função de outros três casos de óbitos confirmados para febre maculosa, e a morte de uma adolescente de 16 anos que ainda tem o diagnóstico em análise, a Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira um conjunto de medidas de enfrentamento à doença.
Algumas medidas destacadas pela pasta são: regras para estabelecimentos que realizarem eventos para grandes públicos em áreas de risco; reforço nas informações para médicos e outros profissionais de saúde; vídeos educativos e reforço nas ações de comunicação, informação e mobilização nas áreas de risco e nos parques públicos.
A iniciativa, de acordo com a Secretaria de Saúde, é uma resposta ao surto da doença na Fazenda Santa Margarida, localizada no Distrito de Joaquim Egídio, e também para ações em todo o município, que registra o maior número de casos no Brasil.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para que as pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, no período de 27 de maio a 11 de junho, e apresentarem febre e dor pelo corpo, dor cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo, procurem atendimento médico imediatamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.