Cidade de São Paulo tem 51 distritos em epidemia por dengue; veja quais
A cidade de São Paulo tem 51 distritos em epidemia por dengue, segundo dados divulgados hoje pela secretaria municipal de Saúde. A capital entrou em estado de emergência.
O que aconteceu
O número de distritos em epidemia saltou de 31 na semana passada para 51 agora — ao todo, a cidade tem 96 distritos. As mortes causadas pelo vírus Aedes aegypti também aumentaram de 8 para 11.
A zona leste é a região com mais bairros em epidemia, são 21. Outros 16 ficam na região norte, 10 na área oeste e 4 na zona sul da cidade.
A taxa de incidência chegou a 414,1 casos por 100 mil habitantes na capital paulista. Quando a incidência está acima de 300 casos por 100 mil habitantes é considerado epidemia — o critério é da OMS (Organização Mundial da Saúde) e é seguido pelo Ministério da Saúde.
Jaguara, na zona oeste, lidera o ranking com a maior incidência: 5.240,1 casos para 100 mil habitantes. Na sequência aparecem São Domingos, na zona norte, com uma taxa de 1.524,7, e São Miguel Paulista, na zona leste, com 1.286,1.
Vila Mariana, Saúde e Moema, na zona sul, são os três distritos com menor incidência — 49,4, 59,8 e 79,1, respectivamente.
Distritos em São Paulo que estão em epidemia
- Jaguara
- São Domingos
- São Miguel
- Itaquera
- Jaçanã
- Vila Leopoldina
- Anhanguera
- Tremembé
- Lapa
- Lajeado
- Guaianases
- Vila Maria
- Vila Curuçá
- São Rafael
- Vila Medeiros
- Água Rasa
- Campo Limpo
- Alto de Pinheiros
- Perus
- Jaraguá
- Pirituba
- Cangaíba
- Itaim Paulista
- Tucuruvi
- Barra Funda
- Ermelino Matarazzo
- São Lucas
- Cachoeirinha
- Vila Jacuí
- Freguesia do Ó
- Vila Guilherme
- Jardim São Luiz
- Ponte Rasa
- Artur Alvim
- Penha
- Parque do Carmo
- Cidade Tiradentes
- Belém
- Jardim Ângela
- Brasilândia
- São Mateus
- Butantã
- Vila Matilde
- Vila Sônia
- Jaguaré
- Cidade Líder
- Perdizes
- Raposo Tavares
- Capão Redondo
- Pinheiros
- Casa Verde
A capital registrou 49.721 casos da doença. Os dados da prefeitura divulgados em boletim hoje são referentes até a última quarta-feira (13).
Como se proteger da dengue
Como a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a melhor forma de evitar a transmissão é combater a proliferação do inseto. Identificar qualquer água parada é uma das maneiras de se proteger — especialistas apontam que 80% dos focos estão nos quintais das casas.
Encher até a borda os pratos das plantas com areia, manter a caixa d'água fechada e usar repelentes também são cuidados citados pelos especialistas. Na semana passada, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou um pacote de medidas para o combate a dengue na cidade. Entre elas está a ampliação do horário das Amas (Atendimento Médico Ambulatorial) até 22h.
Deixe seu comentário