TCU dá 10 dias para que Saúde explique protocolo sobre uso da cloroquina
O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Benjamin Zymler, deu dez dias para que o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareçam como embasaram o novo protocolo de uso da cloroquina em casos iniciais de infecção pelo novo coronavírus.
Sob pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), logo após a queda do ministro Nelson Teich, o ministério mudou o protocolo e adotou o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para estágios iniciais de infectados pelo novo coronavírus duas semanas atrás.
Zymler citou que o ato do governo faz parte de medidas adotadas pelo ministério para enfrentar "a emergência da saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus".
O ministro ainda lembrou que não houve manifestação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, requisito legal para a adoção de mudança de protocolos clínicos. Zymler quer ouvir também a Anvisa sobre a mudança no protocolo.
O uso da cloroquina para casos leves de covid-19 é alvo de críticas por falta de consenso científico em relação à eficácia do medicamento e diante de eventuais efeitos colaterais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.