Topo

'Pensei que todos íamos morrer', diz professora que salvou alunos em Newtown

15/12/2012 16h00

WASHINGTON, 15 dez 2012 (AFP) - 'Pensei que todos íamos morrer". Este foi o forte testemunho de uma jovem professora que conseguiu esconder seus 15 alunos pequenos em um banheiro durante o massacre na escola de Newtown (Connecticut, nordeste dos Estados Unidos).

Lutando para conter o choro, Kaitlin Roig, professora do ensino fundamental, relatou à emissora ABC a estressante odisseia por que passou para os alunos da escola Sandy Hook da vista do atirador que matou 20 crianças e seis adultos, antes de cometer suicídio.

"Disse a eles: 'saibam que amo muito vocês'. Pensei que seria o último que ouviriam, pensei que todos íamos morrer", contou Roig.

Os 15 alunos e a professora se esconderam em um banheiro escuro, enquanto do lado de fora se ouviam os tiros do atacante que matava crianças e professores.

Estavam aterrorizados e a professora decidiu começar um jogo para distraí-los, apesar do temor de saber que tanto ela quanto as crianças, com idades entre 6 e 7 anos, podiam ser as próximas vítimas.

Com a voz embargada pelo choro, Roig relatou a angústia daqueles momentos. Quando ouviu os disparos, reuniu as crianças - sua classe tinha uma grande janela perigosamente exposta - e as escondeu no banheiro pequeno.


Através da porta, empurrou uma estante e trancou o recinto por dentro.

"Silêncio", disse às crianças. "Disse a elas que ficassem caladas. Absolutamente caladas", lembrou Roig.

LOCALIZAÇÃO DA CIDADE

  • Arte UOL

    Newtown é uma cidade com aproximadamente 27 mil pessoas, que fica no condado de Fairfield, no norte do Estado de Connecticut, a 130 km a nordeste de Nova York

Nesse silêncio assustador, ela e os alunos ouviram os estampidos nos corredores, a pouca distância de seu improvisado esconderijo.

"Disse a eles que havia meninos maus do lado de fora e que tínhamos que esperar pelos meninos bons", contou Roig.

Mas alguns começaram a chorar e outros a perguntar pelos pais, dizendo que queriam voltar para casa. Um deles pediu aos demais que não se preocupassem porque sabia caratê e os ajudaria a sair dali sãos e salvos, contou a professora.

Roig tentou acalmá-los, dizendo, "tudo vai sair bem. Mostrem-me seus sorrisos".

"Dizia a mim mesma, 'somos os próximos'", lembrou Roig, com pavor.

Mas, os disparos cessaram, a polícia bateu na porta e disse que saíssem, pondo fim ao pesadelo.

A imprensa identificou como Adam Lanza, de 20 anos, o autor deste massacre, um dos piores cometidos em uma instituição de ensino dos Estados Unidos.