Topo

Cachorro-vinagre, em risco de extinção, é visto em parque do Peru

29/04/2016 21h15

Lima, 30 Abr 2016 (AFP) - O cachorro-vinagre, espécie de canídeo em risco de extinção há cerca de 30 anos, foi visto no Parque Nacional de Bahuaja Sonene (sudeste do Peru) por pesquisadores, informou nesta sexta-feira o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (SERNANP).

Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas do SERNANP e da organização internacional Frankfurt Zoological Society Peru (FZS Peru) conseguiu captar imagens desta espécie rara graças a câmeras 'armadilha' instaladas na zona da Pampa del Heath do Parque Nacional de Bahuaja Sonene, que compreende as regiões de Madre de Dios e de Puno.

Seu registro nesse lugar "confirma que a savana úmida tropical das Pampas del Heath faz parte do seu hábitat natural, e não apenas a floresta amazônica, como se tinha considerado anteriormente", indica uma nota do SERNANP.

O cachorro-vinagre, também conhecido como cachorro-do-mato, foi descrito pela primeira vez em 1983. Na Amazônia peruana, sua presença não foi registrada até 1987.

Desde 2013, este canídeo semiaquático, nativo da América do Sul, se encontra na lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O corpo desse animal mede de 70 a 100 centímetros de comprimento, com 30 cm de cauda. Pesa até nove quilos e tem 35 centímetros de altura.

A descoberta faz parte da implementação do programa de monitoramento para espécies endêmicas, do projeto "Conservação e Turismo Sustentável na Bacia do Rio Heath", realizado pela FZS Peru em coordenação com o SERNANP, e com o financiamento do Fundo das Américas (FONDAM).

O trabalho de pesquisa das espécies endêmicas também vem sendo feito em coordenação com o Parque Nacional Bahuaja Sonene, área natural protegida que é administrada pelo SERNANP, por guardas-florestais e por especialistas da área.