Topo

Huawei processa Samsung na justiça americana por patentes

24/05/2016 16h01

Washington, 24 Mai 2016 (AFP) - A companhia chinesa Huawei anunciou nesta terça-feira que abrirá uma ação legal contra a Samsung nos Estados Unidos, por entender que sua rival sul-coreana infringiu as patentes de conectividade sem fio para telefones móveis.

O processo empreendido em uma corte federal da Califórnia reclama que "a Samsung e suas afiliadas ganharam bilhões de dólares pela venda de produtos (móveis) que utilizam a tecnologia Huawei".

A Huawei disse que abriu uma ação legal parecida na China, onde acusa a empresa sul-coreana de infringir as patentes que permitem que dispositivos móveis se conectem a redes de alta velocidade.

O processo abre uma batalha legal sobre as patentes de conexão sem fio para redes 4G entre duas das maiores companhias tecnológicas do mundo.

"Nossa maior preferência é resolver disputas de licenças através de negociações", disse à AFP William Plummer, presidente da Huawei nos Estados Unidos.

"É triste termos que tomar esse caminho, mas quando se é o líder na indústria de investimentos para desenvolver essas tecnologias, proteger seus investimentos é muito importante", acrescentou.

A Huawei se encontra bem atrás da Samsung como fabricante de smartphones, mas a companhia chinesa possui uma importante rede de negócios, além de um departamento de pesquisas, que no ano passado gastou mais de 9 bilhões de dólares.

Procurada pela AFP, a Samsung ainda não se manifestou sobre o caso.

rl/dw/md/ja/cc/mvv

SAMSUNG ELECTRONICS