Órgão denuncia defasagem tecnológica no setor nuclear dos EUA

Washington, 26 Mai 2016 (AFP) - As forças nucleares americanas ainda usam computadores antigos com disquetes - lamenta um relatório do GAO, escritório responsável por supervisionar prestações de contas do governo.

"O Departamento da Defesa utiliza disquetes de 8 polegadas no sistema que controla as funções operacionais das forças nucleares nacionais", tais como "mísseis intercontinentais, bombardeiros nucleares e aviões de abastecimento em voo", acrescenta um informe da Controladoria.

Os disquetes são usados com computadores "IBM series/1", que datam dos anos 1970, descreve o documento, referindo-se ao envelhecimento das ferramentas informáticas do governo federal.

"Este sistema continua sendo usado, porque, resumindo, continua funcionando", comentou a porta-voz do Pentágono, a tenente-coronel Valerie Henderson.

"Ainda assim, em resposta à preocupação sobre a obsolescência, planejamos substituir os disquetes por cartões de memória Secure Digital", anunciou.

Segundo o GAO, o Departamento da Defesa anunciou que pretende atualizar "seus sistemas de armazenamento de dados" e "seus computadores portáteis e desktops" antes "do final de 2017".

O documento cita outros exemplos de ferramentas obsoletas no governo federal, como o uso de programas que usam a antiga linguagem Cobol no organismo encarregado dos veteranos de guerra.

wat-lby/faa/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos