Putin afirma que UE precisa da Rússia para permanecer no cenário mundial

Atenas, 26 Mai 2016 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, afirma, em um artigo publicado nesta quinta-feira por um jornal grego, que a União Europeia precisa da Rússia para manter um lugar no cenário mundial.

"Uma posição forte para o Velho Continente na nova realidade internacional só pode ser alcançada através da combinação das capacidades de todos os países europeus e a Rússia", disse o presidente russo neste artigo publicado pelo Kathimerini, antes de sua visita à Grécia.

"Acreditamos que as nossas relações com a UE não têm problemas que não possam ser resolvidos. Para retornar a uma parceria, temos, naturalmente, de abandonar a abordagem deficiente de um dos lados do relacionamento. É preciso haver um verdadeiro respeito pelas opiniões e interesses de cada lado", lançou o presidente russo neste artigo.

Ele pretende apelar, durante a sua visita à Grécia, a uma aliança energética com a Europa, e um relaxamento das regras para a obtenção de vistos para os russos que viajem para a Europa.

As relações entre a UE e a Rússia são particularmente tensas desde o início do conflito na Ucrânia, em 2014, e as sanções europeias sobre a Rússia, em matéria financeira, energética e defesa, ainda estão em vigor.

jph/gw/ia/pt/mr

ELPE - HELLENIC PETROLEUM

ROSNEFT

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos