Cinco soldados e dois rebeldes mortos no leste da Ucrânia

Kiev, 29 Mai 2016 (AFP) - Cinco soldados ucranianos e dois rebeldes pró-russos morreram em combates no leste da Ucrânia, o segundo pior balanço em 24 horas desde o início do ano, anunciaram neste domingo o exército ucraniano e as autoridades separatistas.

"No decorer das últimas 24 horas, cinco soldados ucranianos morreram e outros quatro ficaram feridos", declarou aos jornalistas um porta-voz militar, Oleksandre Motuzianyk.

Os combates se concentram em torno das localidades de Avdiïvka e Opytné, perto do reduto rebelde de Donetsk, acrescentou o porta-voz.

Por sua vez, o responsável separatista Eduard Basurin anunciou a morte de dois rebeldes pró-russos durante os confrontos com o exército ucraniano, e confirmou que a situação é de tensão em Avdiïvka.

"Trinta ucranianos equipados com morteiros e blindados tentaram um ataque que nós repelimos", disse à AFP.

O exército havia informado sobre a morte de sete soldados na terça-feira, o pior dia desde o início do ano no leste ucraniano.

Kiev anunciou no sábado que um soldado havia morrido em confrontos com os rebeldes na cidade de Mariupol, controlada pelas forças pró-governamentais.

"A situação está se degradando rapidamente", disse outro porta-voz militar, Andrei Lysenko.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos