Topo

Forças curdas recuperam 9 vilarejos das mãos do EI

30/05/2016 14h06

Erbil, Iraque, 30 Mai 2016 (AFP) - As forças curdas concluíram nesta segunda-feira uma operação contra o grupo Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, depois de recupera o controle de mais de nove aldeias das mãos dos extremistas, segundo um comunicado.

Esta operação a leste de Mossul "atingiu os seus objetivos fundamentais", indicou o Conselho de Segurança da região autônoma do Curdistão iraquiano, citando a recuperação de nove aldeias controladas pelo EI desde junho de 2014.

Cerca de 5.500 peshmergas, apoiados pela coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos, participaram da operação lançada no domingo, antes do amanhecer.

Eles conseguiram tomar o controle de uma zona de 120 m², perto da estrada principal entre Mossul, o principal reduto da EI no Iraque, e Erbil, capital do Curdistão iraquiano.

De acordo com o comunicado, 140 jihadistas foram mortos e 14 carros-bomba destruídos durante esta operação de dois dias.

Quatro peshmergas foram mortos e 34 feridos, indicou um membro das forças curdas durante uma coletiva de imprensa.

Esta operação nos arredores de Mossul ocorreu paralelamente a uma grande ofensiva das forças iraquianas em Fallujah, outra grande cidade iraquiana nas mãos do EI.

bur-jmm/mer/bpe/mr