Barack Obama nomeia Shaquille O'Neal enviado especial esportivo para Cuba

Washington, 25 Jun 2016 (AFP) - Grande fã do basquete, o presidente americano, Barack Obama, nomeou nesta sexta-feira a ex-estrela do Los Angeles Lakers Shaquille O'Neal como enviado especial de esportes a Cuba, um novo sinal da aproximação entre Washington e Havana.

O mítico jogador, que ganhou quatro campeonatos da NBA com o Lakers e o Miami Heat em 19 anos de carreira, será o "enviado especial de esportes a Cuba pelo Departamento de Estado de 25 a 28 de junho", anunciou nesta sexta-feira a diplomacia americana em um comunicado.

"Durante sua estadia no país, O'Neal visitará os locais culturais e emblemáticos para incentivar os vínculos positivos entre os povos americano e cubano", informou o texto.

O jogador, de 44 anos, se reunirá com jovens para falar dos benefícios do esporte na quadra e fora dela, acrescentou o comunicado.

No início de sua carreira com o Orlando Magic e mais tarde com o Miami Heat, o atleta jogou durante um bom tempo na Flórida, estado próximo a Cuba. Mas, como o resto dos americanos, esteve separado da ilha pelos anos da Guerra Fria e pelo embargo americano imposto desde 1962.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos