Topo

VW deverá pagar USS 15 bilhões por caso de motores adulterados

27/06/2016 20h10

Washington, 27 Jun 2016 (AFP) - Para dar fim aos processos civis que enfrenta por conta do escândalo dos motores a diesel adulterados, a Volkswagen terá que desembolsar US$ 15 bilhões, informou a Bloomberg News nesta segunda-feira.

Na semana passada, uma fonte ligada ao caso judicial disse à AFP que na próxima terça-feira o grupo apresentará à Justiça uma proposta de US$ 10,3 bilhões de dólares em indenizações e no financiamento de um fundo ambiental.

Segundo a agência Bloomberg, o acordo também inclui o pagamento de uma multa de 2,7 bilhões de dólares às autoridades americanas de proteção do meio ambiente e 2 bilhões de dólares para financiar o desenvolvimento de tecnologias de emissões limpas.

O grupo desembolsaria outros 400 milhões de dólares a vários estados dos Estados Unidos, de acordo com a Bloomberg.

A apresentação desse plano da empresa à justiça deve pôr fim a um longo e complicado processo de negociação entre a multinacional alemã e as autoridades americanas, mas não acabará totalmente com as causas judiciais em que a Volkswagen está envolvida.

O grupo, que também é dono das marcas Audi, Porsche e Seat, enfrenta uma investigação penal do Departamento de Justiça e várias ações coletivas.

A Volkswagen admitiu ter instalado um software para alterar os dados das emissões em 11 milhões de motores a diesel no mundo.

jt/lo/fr/cc/lr

VOLKSWAGEN