Topo

Cameron para líder trabalhista: 'Pelo amor de Deus, homem, vá embora!'

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, em sessão no Parlamento, em Londres - AFP/PRU
O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, em sessão no Parlamento, em Londres Imagem: AFP/PRU

Em Londres

29/06/2016 08h47

O primeiro-ministro britânico David Cameron pediu nesta quarta-feira (29) ao líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, que renuncie ao cargo, unindo-se à revolta trabalhista, em um gesto e tom de voz pouco comuns.

"Deveria ser do interesse de meu partido que ele ficasse, mas não é do interesse nacional, por isso devo dizer: pelo amor de Deus, homem, vá embora!", afirmou Cameron a Corbyn, em tom irritado, durante a sessão parlamentar de perguntas ao primeiro-ministro.

Na véspera, o líder opositor afirmou que não renunciará ao cargo, apesar de ter perdido uma moção de censura por 172 votos contra e 40 a favor por causa do resultado do referendo do Brexit.

A moção não obriga Corbyn, de 69 anos, a abandonar o cargo, já que deve ser ratificada pelos afiliados do partido.

Mas coloca em uma situação muito difícil o experiente político socialista, acusado de falta de liderança durante a campanha do referendo.

"Fui eleito democraticamente líder do nosso partido para uma nova forma de fazer política, por 60% dos membros trabalhistas e seus partidários, e não vou traí-los mediante uma renúncia. A votação dos deputados não tem qualquer legitimidade", afirmou Corbyn em um comunicado.