Mensagem do Brexit pode favorecer Trump, diz Sanders

Nova York, 29 Jun 2016 (AFP) - A mesma frustração que levou a maioria dos britânicos a votar pela saída da União Europeia pode fazer com que muitos americanos desencantados caiam nos braços de Donald Trump, advertiu o senador democrata Bernie Sanders nesta quarta-feira.

Em uma nota de opinião publicada no New York Times, Sanders afirma que uma legião de eleitores americanos, alienados pela dinâmica da globalização, são propensos à mensagem de entrincheiramento político e protecionismo econômico defendida por Trump.

"A noção de que Donald Trump pode se beneficiar das mesmas forças que deram aos partidários da Saída a maioria na Grã-Bretanha deve fazer soar o alarme no Partido Democrata dos Estados Unidos", escreveu Sanders, rival de Hillary Clinton para a indicação democrata às presidenciais, que será nomeada oficialmente em julho.

"Neste momento crucial, o Partido Democrata e um novo presidente democrata devem deixar claro que estamos com os que lutam e foram deixados de lado. Devemos criar economias nacionais e globais que funcionem para todos, não apenas para os multimilionários", afirma.

Sanders, senador pelo estado de Vermont e autodefinido como democrata socialista, disse que o estancamento econômico é a origem de grande parte da desilusão das pessoas nos Estados Unidos com o status quo.

"Sejamos claros: a economia global não está funcionando para a maioria das pessoas no nosso país e no mundo. Este é um modelo econômico desenvolvido pela elite econômica em benefício da elite econômica. Precisamos de uma mudança real", afirma.

"Mas não precisamos de uma mudança baseada na demagogia, na intolerância e nos sentimentos anti-imigração que caracterizaram grande parte da campanha pela Saída e que são um elemento central da mensagem de Donald J. Trump", ressalta.

sg/wdb/ja/fj/ma

THE NEW YORK TIMES COMPANY

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos