Topo

Ministra do Interior anuncia candidatura para substituir Cameron

29/06/2016 22h24

Londres, 30 Jun 2016 (AFP) - A ministra britânica do Interior, Theresa May, de 59, anunciou sua candidatura para suceder a David Cameron como chefe de governo, em carta publicada nesta quinta-feira (horário local) no jornal The Times.

"Depois do referendo da semana passada, nosso país precisa de um dirigente forte e reconhecido para superar esse período de incerteza econômica e política, e para negociar as melhores condições para a saída da União Europeia", escreveu May.

No texto, ela promete um "programa radical de reformas sociais" para "fazer do Reino Unido um país a serviço de todos".

Na pasta do Interior, a "nova Margaret Thatcher" exibiu linha-dura contra a criminalidade, assim como em temas de imigração, ou ligados a pregadores islamitas. Ela ocupa o cargo desde 2010.

Durante a campanha do referendo, May, uma eurocética, decidiu permanecer fiel ao primeiro-ministro e apoiar - de forma bastante moderada - o voto pela permanência na UE. Cameron anunciou sua renúncia ao cargo, após a vitória do Brexit.

Os candidatos à sua sucessão pelo Partido Conservador têm até o meio-dia desta quinta-feira (30) para apresentar seu nome. O sucessor de David Cameron será anunciado em 9 de setembro, depois de uma votação entre os 150.000 membros do Partido.