Rajoy começará a falar com partidos para formar Executivo

Bruxelas, 29 Jun 2016 (AFP) - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou nesta quarta-feira em Bruxelas que começará "a partir de amanhã" a consultar os diferentes partidos para conseguir a formação de um Executivo, depois que as eleições legislativas de domingo não produziram maioria clara.

"A partir de amanhã começarei a falar com as diferentes forças políticas para ver a disposição deles", assegurou Rajoy, ao fim de uma reunião informal com outros presidentes da UE para analisar o futuro do bloco após o Brexit.

Rajoy detalhou que primeiro falará com as "diferentes forças políticas", antes de nomear uma comissão negociadora no caso de encontrar uma boa disposição.

"O mais importante neste momento é chegar a algum tipo de entendimento", destacou Rajoy, que busca um "acordo de ampliação da base parlamentária" e completar os quatro anos de legislativo.

O conservador partido de Rajoy, PP, obteve 137 dos 350 deputados da Câmara Baixa.

Mariano Rajoy, que melhorou o resultado nos comícios de domingo (26), busca convencer outros partidos e, especialmente, socialistas e liberais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos