Trump acusa Hillary de 'corrupção digna do terceiro mundo'

Nova York, 24 Ago 2016 (AFP) - O candidato republicano Donald Trump acusou nesta terça-feira sua adversária democrata à presidência dos EUA Hillary Clinton de ter participado de um esquema de "corrupção digno do terceiro mundo" através da Fundação Clinton.

"É uma vergonha! Uma vergonha absoluta que nosso secretário de Estado possa ser comprado, subornado ou vendido!" - exclamou Trump em um comício em Austin, Texas.

A Fundação Clinton - criada pelo presidente Bill Clinton ao final de seu mandato (2001) e que já arrecadou cerca de 2 bilhões de dólares desde sua criação - é apontada pelos republicanos como um veículo do tráfico de influência praticado pelo casal Clinton.

Os detratores afirmam que quando Hillary Clinton foi secretária de Estado, entre 2009 e 2013, doadores estrangeiros, governos, empresas e indivíduos contribuíram com a Fundação para obter favores do governo dos Estados Unidos.

"Agora está suficientemente claro que os Clinton criaram uma empresa para obter benefícios de sua função pública, na qual vendiam o acesso" ao governo americano, declarou Trump.

"Este tipo de coisa só acontece em países do terceiro mundo (...). Isto se chama corrupção, e é por isto que tenho pedido que um promotor especial investigue este assunto".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos