Topo

Restaurante é atacado na Somália após explosão de carro-bomba

25/08/2016 17h34

Mogadíscio, 25 Ago 2016 (AFP) - Um restaurante situado em uma praia de Mogadíscio foi alvo de um ataque, nesta quinta-feira (25) à noite (hora local), lançado por vários homens armados e precedido pela explosão de um carro-bomba nos arredores, informou um jornalista da AFP no local.

As forças de segurança somalis trocaram tiros com os agressores que se esconderam nesse estabelecimento popular perto da praia do Lido, segundo a mesma fonte. O tiroteio começou a perder intensidade pouco depois das 22h (16h, horário de Brasília).

Vários veículos on-line locais reportaram que islamitas shebab reivindicaram o ataque, destacando que um comando do grupo conseguiu entrar no estabelecimento, frequentado por casais jovens e oficiais somalis.

Ainda não há um balanço oficial do ataque e as forças de segurança estabeleceram um perímetro de segurança no local.

Esta semana, insurgentes islamitas Shebab reivindicaram um ataque no qual morreram ao menos dez pessoas.

Confrontados com poder de fogo superior da União Africana na Somália (Amisom), mobilizada em 2007, os shebab foram expulsos de Mogadíscio em agosto de 2011.

Logo perderam seus principais redutos, mas continuam controlando amplas áreas rurais de onde lançam operações de guerrilha e atentados suicidas, às vezes até na capital, contra os símbolos do frágil governo somali ou contra a Amisom.

Mergulhada no caos e na guerra civil desde a queda, em 1991, do governo do presidente Siad Barre, organizará eleições em setembro e outubro.

str-fal/jlb/tt/mvv