Topo

Tiroteio em Houston deixa nove feridos; suspeito é morto

26/09/2016 21h42

Washington, 27 Set 2016 (AFP) - Um homem vestido com traje nazista abriu fogo nesta segunda-feira em um centro comercial de Houston, Texas, deixando nove feridos, antes de ser abatido pelas forças de ordem, indicou a polícia.

O agressor foi identificado como um advogado do Texas e usava um antigo uniforme militar com símbolos nazistas, disse Martha Montalvo, chefe da polícia de Houston, em uma coletiva de imprensa.

As autoridades afirmaram ainda que foram encontrados na residência do agressor outros objetos militares históricos, alguns deles da época da Guerra Civil americana.

Segundo declarou nesta segunda-feira o prefeito Houston, Sylvester Turner, à rede local KTRK, aparentemente, a causa do ataque foi a deterioração da relação do advogado com a empresa onde ele trabalhava.

Na ação, o agressor usou um fuzil e uma pistola, ambas semiautomáticas, que havia adquirido legalmente.

Dos nove feridos, seis foram enviados de urgência a hospitais próximos, enquanto os demais foram atendidos na zona do incidente.

Ao menos um dos feridos estava em estado crítico, informou a polícia.

Enquanto isso, o prefeito de Houston, Sylvester Turner, disse a uma rede local de televisão que aparentemente a causa do ataque foi a deterioração da relação do advogado com a empresa onde atuava.

A polícia recebeu o primeiro alerta às 06h29 locais (08h29 de Brasília) desta segunda-feira, e ao chegar ao centro comercial começou uma forte troca de tiros com o atirador.

De acordo com Montalvo, o homem fez muitos disparos contra os agentes.

Na troca de tiros, o homem morreu e os agentes revistaram seu corpo e posteriormente seu veículo para determinar se havia explosivos.

Testemunhas informaram que o atirador começou a disparar contra carros em movimento em uma área próxima a um complexo habitacional, informaram meios de comunicação.

"Os tiros eram disparados quase ininterruptamente. Quatro, cinco, seis de cada vez", disse Jaime Zamora, um cinegrafista da rede de televisão de Houston KTRK que presenciou alguns dos tiros. Ele estimou que entre 30 e 50 tiros foram disparados.

Redes de televisão locais transmitiram imagens de carros com marcas de balas e janelas quebradas.

As equipes de emergência instalaram uma área de atendimento provisória para as vítimas em um shopping próximo.

As autoridades pediram que os moradores das proximidades permaneçam abrigados.