Líderes mundiais prestam homenagem a Shimon Peres

Paris, 28 Set 2016 (AFP) - Vários líderes mundiais prestaram homenagem ao ex-presidente israelense Shimon Peres, que faleceu na madrugada desta quarta-feira, destacaram sua longa luta pela paz.

- "Uma força moral inquebrantável" -O presidente americano, Barack Obama:

"Esta noite, Michelle e eu nos unimos a todos que, em Israel, nos Estados Unidos e em todo o mundo prestam homenagem à extraordinária vida do nosso querido amigo Shimon Peres, um pai fundador do Estado de Israel e um homem de Estado cujo compromisso com a segurança e a busca da paz era fundamentado em sua inquebrantável força moral e em seu otimismo sem falhas".

"Há poucas pessoas com as quais compartilhamos este mundo e que mudam o curso da história. Meu amigo Shimon era uma destas pessoas".

- "Um gênio de grande coração" -Ex-presidente americano Bill Clinton:

O ex-presidente americano Bill Clinton, que supervisionou em 1993 a assinatura em Washington dos Acordos de Oslo entre israelenses e palestinos, elogiou um "gênio de grande coração, um fervoroso advogado da paz, da reconciliação e de um futuro no qual todos os filhos de Abraão construiriam um amanhã melhor".

"Nunca esquecerei como ficou feliz há 23 anos, quando assinou os Acordos de Oslo na Casa Branca, abrindo uma era de esperança nas relações entre israelenses e palestinos".

- "Um sócio corajoso pela paz" -O presidente palestino Mahmud Abbas:

"Shimon Peres foi um sócio corajoso para a paz e fez esforços constantes e ininterruptos para alcançar a paz de Oslo e até seu último suspiro".

- "Legado honrado"-O papa Francisco:

"Espero que seu legado a favor da paz e da reconciliação dos povos seja honrado em breve. "Neste momento em que o Estado de Israel chora por Peres, espero que sua memória e seus muitos anos de serviço inspirem a todos a trabalhar com maior urgência pela paz e a reconciliação entre os povos".

- "Um gigante político" -O ex-primeiro-ministro britânico e enviado especial do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair:

"Shimon Peres era um gigante da política, um homem de Estado que continuará sendo considerado um dos maiores de nossa época e de todas as épocas, alguém de quem eu gostava profundamente".

- "Trabalhou incansavelmente" -O secretário-gerla da ONU, Ban Ki-moon:

"Trabalhou incansavelmente para a solução de dois Estados que permitiria a Israel viver em segurança e harmonia com os palestinos".

- "Fervoroso defensor da paz" -O presidente francês, François Hollande:

"Israel perde um de seus homens de Estado mais ilustres; a paz (perde) um de seus mais fervorosos defensores e a França, um amigo fiel".

- "Valor, senso de pátria e visão a longo prazo" -O presidente russo, Vladimir Putin:

"Tive a sorte de me reunir em várias oportunidades com este homem maravilhoso. E cada vez, admirei seu valor, seu senso da pátria, sua sabedoria e sua visão a longo prazo".

- "Princípios sólidos" -O presidente alemão, Joachim Gauck:

"Peres marcou Israel como nenhum outro político". "Serviu seu país em várias funções com princípios sólidos quando se tratava da segurança de Israel e com uma forte vontade quando se tratava de fazer avançar o processo de paz com os palestinos".

"Sua vida a serviço da paz e da reconciliação pode ser um exemplo para os jovens".

bur-lab/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos