Trump queria somente funcionárias 'bonitas' em seu clube de golfe

Los Angeles, 29 Set 2016 (AFP) - O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, sugeriu que, em seu clube de golfe na Califórnia, sejam demitidas as funcionárias menos atraentes - revela uma matéria do jornal Los Angeles Times, que cita documentos judiciais.

A publicação indicou que funcionários do Trump National Golf Club, em Rancho Palos Verdes, estavam muito preocupados com os repetidos pedidos do magnata para que se assegurassem de que "jovens magras e mulheres bonitas" estivessem trabalhando nos dias que pretendia visitar o local.

"Fui testemunha quando Donald Trump disse várias vezes aos administradores, enquanto visitava o clube, que as anfitriãs do restaurante não eram 'suficientemente bonitas' e que deveriam demiti-las e substituí-las por mulheres mais atraentes", disse Hayley Strozier, que trabalhou no clube até 2008, segundo os documentos da Justiça vinculados a uma denúncia de funcionários.

Vários trabalhadores disseram que Trump, que luta para atrair o voto das mulheres em sua campanha presidencial, fez comentários inapropriados e condescendentes a mulheres no clube. Algumas delas pediram demissão, ou foram demitidas, por sua aparência, acrescenta o documento judicial.

Em uma de suas visitas, Trump viu uma "anfitriã atraente e jovem" e pediu que fosse transferida para uma área onde ele se reunia com um grupo de homens, disse o texto, citando o ex-administrador do restaurante Charles West.

Trump perguntou a outra funcionária sobre seu estado civil e regularmente voltava a perguntar se continuava "felizmente casada".

O advogado de Trump negou que o clube promova qualquer discriminação de seus empregados.

As revelações do Times ocorrem quando o magnata, que chamou as mulheres de "porcas", foi obrigado a responder a críticas por chamar a ex-Miss Universo venezuelana Alicia Machado de "Miss Piggy".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos