Topo

Rajoy acatará ordem do rei da Espanha para formar novo governo

25/10/2016 14h06

Madri, 25 Out 2016 (AFP) - O conservador Mariano Rajoy anunciou nesta terça-feira ter aceito a ordem do rei da Espanha de buscar ser investido como presidente do governo - depois que os socialistas levantaram o veto - para colocar fim a dez meses de bloqueio político.

"O rei me encarregou de voltar a submeter minha candidatura à investidura como presidente do Governo e eu aceitei a tarefa", disse Rajoy, em uma coletiva de imprensa após seu encontro no Palácio da Zarzuela com o rei Felipe VI.

O chefe de governo em fim de mandato já fracassou em uma primeira tentativa de ser investido no início de setembro, mas agora a previsão é de que terá êxito, depois que os socialistas decidiram mudar sua postura e se abster para facilitar a entrada de um novo Executivo.

Rajoy deve ser investido antes de 31 de outubro, segunda-feira, quando vence o prazo a partir do qual, se não houver um novo governo, o Parlamento é dissolvido e são convocadas novas eleições legislativas.

A presidente da Câmara dos Deputados, Ana Pastor, anunciou que o debate de investidura começará na tarde de quarta-feira, o que permitiria uma última votação no sábado, antes da data limite.

Rajoy, no poder desde 2011, disse estar consciente das "dificuldades de governar em minoria com apenas os 137 assentos de seu Partido Popular, no Parlamento de 350, mas prometeu se esforçar para que o Governo seja "capaz, estável e duradouro" através do "diálogo e dos acordos".