Topo

Putin se reúne com futuro secretário-geral da ONU

24/11/2016 15h30

Moscou, 24 Nov 2016 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, defendeu um "diálogo construtivo" ao receber nesta quinta-feira no Kremlin o português Antonio Guterres, futuro secretário-geral da ONU.

"A Rússia, como membro fundador da ONU, apoiou e apoiará sempre o reforço do papel central (das Nações Unidas), em questões internacionais, na resolução de conflitos, na luta pelos direitos humanos", disse Putin, segundo um comunicado do Kremlin.

"Estamos em contato permanente com o seu antecessor, que deve transmitir o seu mandato em janeiro. Esperamos ter o mesmo diálogo construtivo com você", continuou Putin, referindo-se a Guterres.

O ex-primeiro-ministro português Antonio Guterres, que assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2017, afirmou por sua vez reconhecer "plenamente o papel da Rússia, não só no âmbito das Nações Unidas, mas também em todos os aspectos das relações internacionais".

"As condições fundamentais para que eu possa ser útil para a comunidade internacional, são baseadas em uma relação de diálogo construtivo com um país como a Federação Russa", acrescentou.

Ex-comissário da ONU para os Refugiados, Guterres foi nomeado secretário-geral em outubro pelos 193 países membros da organização, por um período de cinco anos.