Topo

Combates contra EI deixam oito mortos em Syrte, na Líbia

26/11/2016 18h01

Trípoli, 26 Nov 2016 (AFP) - Pelo menos oito membros das forças leais ao Governo líbio de União Nacional (GNA) foram mortos, neste sábado (26), em uma nova ofensiva contra o último setor nas mãos do Estado Islâmico (EI) em Syrte - informou o hospital de campanha da cidade.

Esse hospital cuida dos feridos entre as forças do GNA, os quais são, posteriormente, transferidos para Misrata. A maioria dos combatentes anti-EI é oriunda dessa cidade, a meio caminho entre Syrte e Trípoli.

Já o hospital central de Misrata disse ter recebido 17 feridos neste sábado (26).

Em sua página no Facebook, o centro de comunicação das forças legalistas relatou a ocorrência de dois atentados suicidas cometidos por dois extremistas.

Além disso, uma mulher atirou nas forças legalistas, enquanto estes últimos tentavam garantir a segurança de uma passagem para liberar o último quarteirão de casas, onde os extremistas estavam entrincheirados. O centro de comunicações não informou o destino da mulher, ou se o ataque deixou vítimas.

Há algumas semanas, as forças pró-GNA avançam casa a casa no bairro de Al-Giza al-Bahriya, onde os membros do EI continuam a defender suas derradeiras posições ardorosamente.

Hoje, esses combatentes disseram ter conseguido retomar cerca de 30 casas.

Situada na costa mediterrânea, cerca de 450 km ao leste de Trípoli, Syrte se tornou reduto do EI na Líbia após sua conquista em junho de 2015.

Lançada em 12 de maio, a operação de reconquista dessa cidade se arrasta semana após semana, sobretudo, com a prudência adotada pelas forças pró-GNA para evitar novas perdas e proteger civis presos na cidade.

Os combates contra os extremistas já deixaram pelo menos 700 mortos e 3.000 feridos nas fileiras pró-governo. As baixas entre os membros do EI não são conhecidas.

ila/cmk/tt

FACEBOOK