Topo

Israel anula discussão sobre novas permissões de construção em colônias

28/12/2016 07h31

Jerusalém, 28 dez 2016 (AFP) - A prefeitura de Jerusalém cancelou nesta quarta-feira uma votação sobre a concessão de autorizações de construção para centenas de novas casas em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel, indicou a ONG anticolonização Ir Amim.

A rádio militar de Israel também informou que o comitê de planejamento e construção de Jerusalém havia retirado da ordem do dia de sua reunião o debate das negociações sobre estas permissões, poucos dias após a ONU adotar uma resolução de condenação à colonização israelense.

O comitê deveria discutir sobre a entrega de novas autorizações de construção em vários bairros de colonização de Jerusalém Oriental, a parte palestina da Cidade Santa.

O vice-prefeito de Jerusalém, Meir Turgeman, que preside este comitê, indicou na terça-feira à AFP que a recente resolução da ONU que convoca Israel a "cessar imediata e completamente toda atividade de colonização em território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental", não afetaria esta reunião prevista há tempos.

A resolução da ONU, a primeira que condena a colonização israelense desde 1979 - embora não preveja sanções - foi aprovada na sexta-feira por 14 dos 15 países membros do Conselho de Segurança.

Com sua abstenção, os Estados Unidos permitiram a adoção do texto, que provocou a ira do Estado hebreu.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou energicamente o presidente americano, Barack Obama, acusando-o de ter lançado um "golpe anti-israelense vergonhoso" nas Nações Unidas.