Papa lança consulta inédita para eleger o vigário de Roma

Na Cidade do Vaticano

  • Alessandro Bianchi/Reuters

    14.mar.2013 - O papa Francisco ao lado do vigário de Roma, cardeal Agostino Vallini

    14.mar.2013 - O papa Francisco ao lado do vigário de Roma, cardeal Agostino Vallini

O papa Francisco lançou neste final de semana um processo de consulta inédito com padres e leigos, uma espécie de primárias vaticanas, para a eleição do vigário de Roma, que se aposentará no dia 17 de abril.

Trata-se de uma iniciativa sem precedentes, e foi lançada pessoalmente no sábado pelo papa com intuito de eleger um sucessor para o influente cardeal Agostino Vallini, de 77 anos, segundo o jornal "Vatican Insider".

Em reunião privada com os párocos, o papa argentino convidou os religiosos e coordenadores da pastoral a promover a consulta entre "o povo romano de Deus", que inclui também os laicos.

A pesquisa terminará no dia 12 de abril, quarta-feira santa, e é esperado que a nomeação do novo vigário ocorra antes de 29 de junho, data em que Roma comemora o dia de São Pedro e São Paulo.

A consulta feita para designar o vigário da capital italiana é um gesto inovador, e, para muitos especialistas em assuntos do Vaticano, indica mais um sinal de interesse do papa em alimentar a democracia interna.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos