'Atividade' sugere próximo teste nuclear na Coreia do Norte

Washington, 24 Mar 2017 (AFP) - Militares americanos detetaram "atividade" em torno de locais utilizados pela Coreia do Norte para testes nucleares, o que indica a possibilidade de uma nova prova atômica de Pyongyang em breve, revelou nesta quinta-feira um responsável americano.

"Em torno dos lugares onde já observamos testes, há um nível de atividade que é similar ao que precedeu provas (nucleares) anteriores", revelou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

O canal de televisão Fox News afirmou nesta quinta-feira que a Coreia do Norte conclui os preparativos para a sexta explosão nuclear subterrânea de sua história.

"O teste pode ocorrer antes do final deste mês", declarou um funcionário americano à Fox.

O canal revelou ainda que "um avião militar americano capaz de recolher amostras do ar foi enviado à região para recolher informações" sobre um possível teste nuclear.

A Coreia do Norte realizou dois testes nucleares subterrâneos em 2016.

O regime de Pyongyang também desenvolve mísseis intercontinentais capazes de atingir os Estados Unidos.

O presidente Donald Trump assegurou que um míssil norte-coreano jamais atingirá o território americano.

A Coreia do Norte realizou na quarta-feira um novo teste de míssil, que não deu certo, duas semanas depois de lançar quatro foguetes, apresentados por Pyongyang como um exercício visando um ataque contra as bases americanas no Japão.

O secretário americano de Estado, Rex Tillerson, não excluiu - na semana passada - a possibilidade de uma ação militar americana contra Pyongyang caso o regime siga avançando em seus programas nuclear e balístico.

wat-lby/sha/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos