Topo

Leia 5 declarações memoráveis sobre a Europa

23/03/2017 15h27

Paris, 23 Mar 2017 (AFP) - Do sonho dos "Estados Unidos da Europa" às crises recentes, a história da construção da UE esteve marcada por algumas declarações de destaque dos líderes europeus.

- "Se a Europa tivesse alguma vez ficado unida na partilha do seu patrimônio comum, não haveria limite à felicidade, à prosperidade e à glória dos seus trezentos ou quatrocentos milhões de habitantes. (...) Deveremos construir uma espécie de Estados Unidos da Europa", Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, em 19 de setembro de 1946 em um discurso na Universidade de Zurique.

- "A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacificas. (...) A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: será feita por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de fato", declaração de Robert Schuman, ministro das Relações Exteriores francês, em 9 de maio de 1950, na qual propunha a criação de uma Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.

- "Quero meu dinheiro de volta!", a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em 30 de novembro de 1979, pedindo uma diminuição na contribuição de seu país ao orçamento comunitário, uma das graves crises da construção europeia.

- "O nacionalismo é a guerra! A guerra não é apenas o passado, pode ser nosso futuro. E agora são vocês, senhoras e senhores deputados, os guardiões de nossa paz, de nossa segurança e deste futuro!", discurso do presidente francês François Mitterrand ante o Parlamento Europeu em 17 de janeiro de 1995.

- "Vocês acreditam seriamente que os países da zona euro combateram até o fim para que a Grécia permanecesse no euro (...) para que, um ano depois, já no fim, deixássemos (...) a Grécia afundar no caos? (...) Meu bendito dever e minha obrigação são que a Europa deve encontrar um caminho conjunto", chanceler alemã Angela Merkel na rede pública ARD em 29 de fevereiro de 2016 sobre a crise dos refugiados.