Topo

Ex-primeiro-ministro conservador e seu partido lideram legislativas búlgaras

26/03/2017 15h51

Sófia, 26 Mar 2017 (AFP) - O partido conservador do primeiro-ministro Boiko Borisov se encontra à frente, neste domingo, nas eleições legislativas da Bulgária, superando os socialistas partidários da aproximação com a Rússia, segundo as pesquisas de boca de urna.

Essas pesquisas dão ao partido Gerb (conservador) um total de 32% dos votos, contra 28% dos socialistas (PSB), o que abriria caminho para um terceiro mandato de Borissov no contexto de uma coalizão com partidos políticos menores.

O ex-primeiro-ministro, pró-ocidental e europeísta, havia renunciado em novembro dois anos antes do final de seu mandato após o fracasso na eleição presidencial frente ao candidato socialista.

Boiko Borisov deverá tentar formar governo através de uma aliança com pequenos partidos nacionalistas, reagrupados sob a etiqueta "Patriotas Unidos". Essa aliança, segundo as pesquisas, estaria competindo pelo terceiro lugar com o MDL, que representa a minoria de origem turca.

Com a vitória de Gerb "o consenso pró-ocidente fica preservado", disse Parvan Simeonov, do Instituto Gallup, à rede televisiva estatal BNT.

Os temas internacionais dominaram a campanha das legislativas, as terceiras em quatro anos, embora a corrupção endêmica e a redução do nível de vida continuem sendo prioridade dos eleitores do país mais pobre da União Europeia (UE).

vs/smk/mba/pa-bc/pc/mb/age/cc