Topo

Putin disposto a se reunir com Trump no G20 de julho

30/03/2017 11h36

Moscou, 30 Mar 2017 (AFP) - O presidente russo Vladimir Putin se mostrou nesta quinta-feira disposto a se reunir pela primeira vez com seu colega americano Donald Trump durante a cúpula do G20, em 7 e 8 de julho, na cidade alemã de Hamburgo.

"Creio que esse encontro poderá acontecer durante a série de eventos habituais como o G20", declarou Putin, que participava no Fórum sobre o Ártico na localidade de Arjangelsk, norte russo.

Trump fez da aproximação com Moscou um dos principais temas de sua campanha eleitoral e, três meses depois de sua posse, a Rússia impacienta e espera que cumpra com suas promessas.

Caso o encontro dos dois presidente não possa acontecer em julho, Putin sugeriu reunir-se com Trump na Finlândia, se este país organizar o Conselho do Ártico, cuja data definitiva ainda não se conhece.

"Consideramos os Estados Unidos uma grande potência com a qual queremos estabelecer boas relações", afirmou Putin.

No final de janeiro, os dois presidente falaram por telefone com o objetivo de "melhorar a relação entre Estados Unidos e Rússia", segundo indicou então a Casa Branca.

Esta relação sofreu problemas no governo americano anterior de Barack Obama.

Nos últimos meses transcorre uma controvérsia nos Estados Unidos pelos supostos vínculos entre a equipe de Trump e a Rúsia, acusada de tentar influenciar a favor do novo presidente.