Rússia e EUA mantêm contato sobre a Síria

Moscou, 22 Abr 2017 (AFP) - O chanceler russo Sergueï Lavrov conversou na sexta-feira por telefone com o secretário de Estado americano Rex Tillerson e lamentou a oposição de Washington a uma proposta da Rússia e do Irã de investigar o suposto ataque químico na Síria no início de abril.

"Aconteceu uma conversa telefônica entre o ministro russo das Relações Exteriores Serguei Lavrov e o secretário de Estado americano Rex Tillerson por iniciativa de Washington", afirma um comunicado da chancelaria russa.

Durante a conversa, Lavrov lamentou "a oposição dos Estados Unidos na Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) à iniciativa (...) de enviar à Síria inspetores para verificar as informações sobre o uso de gás sarin em Khan Sheikhun" em 4 de abril.

De acordo com o Departamento de Estado americano, Tillerson "reiterou apoio ao mecanismo de investigação existente da OPAQ.

A OPAQ rejeitou na quinta-feira a proposta de Moscou e Teerã de criar uma nova equipe para investigar o suposto ataque químico na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos