Componentes do escudo antimísseis chegam à Coreia do Sul

Seul, 26 Abr 2017 (AFP) - Os caminhões transportando os primeiros elementos do escudo antimísseis americano THAAD destinado à Coreia do Sul chegaram nesta quarta-feira ao campo de golfe onde o sistema será instalado, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A chegada dos seis caminhões ao campo de golfe provocou choques entre moradores da região e as forças da ordem.

Washington e Seul anunciaram o início da instalação do escudo antimísseis em 7 de março passado, explicando que o mesmo permitirá enfrentar à ameaça dos mísseis balísticos norte-coreanos que o regime de Pyongyang persiste em desenvolver, apesar das sanções internacionais.

O escudo é desenhado para interceptar e destruir os mísseis balísticos norte-coreanos de curto e médio alcance durante a fase final de seu voo.

Estados Unidos e Coreia do Sul decidiram instalar o escudo THAAD após o encontro, em março passado, entre o presidente interino sul-coreano, Hwang Kyo-ahn, e o vice-presidente americano, Mike Pence.

A China rejeita a instalação do escudo afirmando que ele reduz suas capacidades militares.

A tensão aumentou na península coreana durante os últimos meses e o governo do presidente americano, Donald Trump, tem reagido de forma desafiadora aos testes de mísseis balísticos norte-coreanos.

Neste contexto, os Estados Unidos enviaram à região o porta-aviões Carl Vinson e sua flotilha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos