Hackers russos atacaram o partido de Macron, diz empresa de segurança
Um grupo de hackers russos atacou em março o Em Marcha!, movimento político de Emmanuel Macron, o mais votado no primeiro turno da eleição presidencial francesa, informou nesta terça-feira (25) a empresa japonesa de segurança cibernética Trend Micro.
O ataque consistiu em várias tentativas de 'phishing', uma técnica para roubar dados pessoais ou de identificação com o envio de e-mails fraudulentos.
De acordo com um relatório da Trend Micro, os hackers russos do grupo Pawn Storm podem ser os responsáveis. O grupo foi acusado de ataques contra o Partido Democrata durante a campanha à presidência de Hillary Clinton nos Estados Unidos.
"Sempre há certa incerteza técnica com a atribuição dos fatos, apesar de termos reduzido ao máximo", disse Loïc Guézo, diretor da Trend Micro para o sul da Europa.
"Analisamos a maneira de atuar com os dados compilados durante dois anos e isto nos permitiu determinar a fonte", afirmou.
O grupo Pawn Storm é suspeito de vínculos com o serviço de segurança russo e, de acordo com os críticos, atende as vontades de Moscou de tentar influenciar as eleições em países ocidentais.
Na segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, negou qualquer envolvimento russo na campanha francesa.
"Que grupos? De onde? Por quê a Rússia? Tudo isto recorda as acusações vazias de Washington que desonram seus próprios autores", disse Peskov.
De acordo com a Trend Micro, a tentativa de ataque ao site de Macron é parte de uma campanha mais ampla do grupo.
Na lista de ataques do grupo dos últimos dois anos, reunida pela empresa japonesa, também aparecem o Partido Democrata americano, a CDU da chanceler Angela Merkel e o governo turco de Recep Tayip Erdogan.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.