Maduro garante que haverá eleições presidenciais em 2018 na Venezuela

Em Caracas

  • Ariana Cubillos/AP

    Mulher protesta contra Maduro na Marcha das Avós, em Caracas, realizada nesta sexta

    Mulher protesta contra Maduro na Marcha das Avós, em Caracas, realizada nesta sexta

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu nesta sexta-feira (12) que em 2018 haverá eleições presidenciais na Venezuela, como determina a lei, em resposta às denúncias da oposição de que pretende evitar a votação com a convocação para uma Assembleia Constituinte.

"Em 2018, chova, trovoe ou relampeje, na Venezuela haverá eleições presidenciais", afirmou Maduro durante reunião da comissão presidencial que promove a Constituinte, no Palácio Presidencial de Miraflores.

Em dezembro passado, deveriam ter ocorrido eleições para governadores, mas o poder eleitoral - que a oposição acusa de servir ao governo - suspendeu a votação por prazo indeterminado.

Em 2017, deveriam ocorrer eleições municipais e a votação presidencial está programada para o final de 2018.

Segundo a oposição, a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte "popular" é uma manobra de Maduro para evitar eleições presidenciais, quando sete a cada dez venezuelanos rejeitam a atual governo.

Maduro enfrenta desde 1º de abril passado uma onda de protestos que já deixou 38 mortos e centenares de feridos e detidos.

O líder opositor Henrique Capriles afirma que com a Constituinte, convocada em 1º de maio, o governo pretende mudar o modelo eleitoral na Venezuela.

A metade dos 500 constituintes que reformarão a Constituição de 1999 será eleita entre "setores sociais", que segundo a oposição estão controlados pelo governo. A outra metade sairá em eleições municipais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos