Topo

Ao menos 20 migrantes mortos em nova tragédia no Mediterrâneo

24/05/2017 08h46

Roma, 24 Mai 2017 (AFP) - Ao menos 20 migrantes, incluindo crianças, morreram afogados nesta quarta-feira depois que caíram de uma embarcação sobrecarregada perto da Líbia, anunciaram a Guarda Costeira italiana e o comandante de um barco humanitário que estava na região.

"Há uma situação de emergência hoje. Quase 200 pessoas caíram na água e, no momento, recuperamos 20 corpos", afirmou à AFP o porta-voz da Guarda Costeira.

Os migrantes eram parte de um grupo de entre 500 e 700 pessoas que estavam em um barco de madeira que navegava a 20 milhas náuticas da costa de Zuara, 100 km ao oeste de Trípoli.

Quando as equipes do "Phoenix", barco fretado pela ONG Moas, começaram a distribuir os coletes salva-vidas, parte dos mirantes caiu na água, talvez em consequência de uma onda.

"Não é uma cena de filme de terror, é uma tragédia real que aconteceu hoje nas portas da Europa", escreveu no Twitter Chris Catrambone, cofundador da Moas e que está a bordo do "Phoenix".

Ele também publicou imagens que mostram dezenas de migrantes na água.

Com a ajuda de um navio de patrulha da Guarda Costeira italiana e várias embarcações comerciais, os socorristas tentavam salvar o máximo possível de pessoas, enquanto um helicóptero e um avião militares lançavam botes de salvamento.

"Há vários corpos na área, muitos de crianças", disse Catrambone.

Na terça-feira, a Guarda Costeira italiana resgatou quase 1.500 migrantes, enquanto os serviços de emergência da Líbia resgataram outros 237.