Topo

China afirma que navio americano entrou em suas águas sem permissão

25/05/2017 06h08

Pequim, 25 Mai 2017 (AFP) - Um navio militar americano que passou perto de uma pequena ilha reivindicada por Pequim no Mar da China Meridional entrou "sem permissão" em águas territoriais chinesas, afirmou nesta quinta-feira o governo chinês.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, expressou o "forte descontentamento e a forte oposição" da China após esta ação da Marinha americana, a primeira do tipo durante a administração do presidente Donald Trump.

O governo dos Estados Unidos anunciou na quarta-feira que um navio de guerra da Marinha, o "Dewey", passou a menos de 12 milhas náuticas do recife Mischief, uma pequena ilha reivindicada pela China no arquipélago Spratly.

A operação pretendia demonstrar a "liberdade de navegação" nas águas disputadas.

De acordo com o porta-voz de Pequim, a Marinha chinesa "identificou o navio americano de acordo com a lei e ordenou a saída".

A ação da Marinha dos Estados Unidos "comprometeu a soberania e a segurança" da China e poderia ter provocado acidentes navais ou aéreos, advertiu Lu.

A soberania da China no arquipélago Spratly e nas águas próximas é "indiscutível", disse.

A China reivindica a maior parte do Mar da China Meridional, incluindo zonas muito próximas às costas de vários países do sudeste asiático.

yan-bar/ia/bc/ra/fp