PUBLICIDADE
Topo

Duas explosões em fábrica química no Texas

31/08/2017 07h10

Houston, Estados Unidos, 31 Ago 2017 (AFP) - Duas explosões foram registradas nesta quinta-feira em uma fábrica química em Crosby (Texas), inundada após as chuvas torrenciais provocadas pela tempestade Harvey no sul dos Estados Unidos, informou a empresa Arkema.

"Às 2h00 locais (4h00 de Brasília) nós fomos notificados pelo centro de operações de emergência do condado de Harris sobre duas explosões e fumaça negra saindo da fábrica da Arkema em Crosby", informa a empresa em um comunicado.

Como precaução, as autoridades já haviam isolado um perímetro de três quilômetros ao redor da unidade, que produz peróxidos orgânicos, um composto para elaborar plásticos e produtos farmacêuticos.

A empresa já havia anunciado que um corte de energia elétrica provocado pela chuva impedia a refrigeração adequada dos peróxidos orgânicos armazenados na unidade e que existia o risco de incêndio e explosão.

"Os peróxidos orgânicos são extremamente inflamáveis e, de acordo com as autoridades, o melhor era deixar que o incêndio se apagasse por si mesmo", explicou a Arkema.

A tempestade Harvey deixou pelo menos 33 mortos desde que tocou a terra no Texas na sexta-feira passada.