Topo

Diplomata dos EUA: luta da Colômbia contra narcotráfico é 'inquestionável'

22/09/2017 18h36

Washington, 22 Set 2017 (AFP) - A Colômbia "não merece" que se questione seu combate às drogas, disse nesta sexta-feira William Brownfield, subsecretário de Assuntos Internacionais de Narcóticos do Departamento de Estado, ao comentar a ameaça do governo de Donald Trump de sancionar Bogotá pelo aumento da produção de cocaína.

"Não acredito que a Colômbia mereça, não mereceu e oxalá não merecerá uma decisão sobre ter falhado com suas obrigações".

Brownfield destacou os esforços da Colômbia para cumprir com seus compromissos internacionais no combate às drogas, após Trump declarar que considerou "seriamente" desqualificar o país, em um memorando que provocou uma enérgica reação de Bogotá.

Brownfield, embaixador da Colômbia entre 2007 e 2010, deplorou o incidente: "lamento o fato de que tivemos um momento en que ambos governos expressaram opiniões um pouco complicadas (...). Acredito que o importante agora é trabalharmos conjuntamente".

Segundo o funcionário, a colaboração entre Colômbia e Estados Unidos "é positiva, produtiva e histórica, e serve de modelo para todo o mundo" no que se refere ao combate ao narcotráfico.