Topo

Ataques aéreos russos matam 53 civis no leste da Síria (OSDH)

26/11/2017 21h44

Beirute, 26 Nov 2017 (AFP) - Ao menos 53 civis, incluindo 21 crianças, foram mortas neste domingo (26) em ataques aéreos russos em um vilarejo controlado pelo grupo Estado Islâmico (EI) no leste da Síria, segundo novo balanço do Observatório dos Direitos Humanos (OSDH).

Os ataques aéreos, conduzidos ao amanhecer, alvejaram o vilarejo de Al-Shafah, na província de Deir Ezzor, onde a força aérea russa apoia uma ofensiva do regime de Bashar al-Assad de acordo com o OSDH, que havia divulgado uma cifra anterior de 34 civis mortos, sendo 15 crianças.

"O balanço aumentou após a remoção dos destroços em um longo dia de operações de resgate", disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH, acrescentando que os ataques atingiram "prédios residenciais" de Al-Shafah, na margem leste do rio Eufrates.

As forças governamentais atuam principalmente na margem oeste do Eufrates.

"Muitos combatentes do EI estão fugindo dos combates" cruzando o rio em direção à margem leste, onde a aldeia de Al-Shafah está localizada, explicou Abdel Rahman.

Após um avanço fulgurante em 2014 e a conquista de vastos territórios na Síria e no Iraque, o EI está agora encurralado em seus últimos redutos na fronteira entre esses dois países.

Os extremistas ainda controlam 9% da província de Deir Ezzor, onde enfrentam duas ofensivas distintas - uma conduzida pelo regime e outra por uma aliança árabe-curda apoiada por Washington.

As forças governamentais conseguiram recentemente recuperar a última fortaleza do EI na Síria, a localidade de Bukamal, perto da fronteira.

Há vários meses, dezenas de civis foram mortos em ataques aéreos realizados em apoio a essas duas ofensivas.

Iniciado em 2011 pela repressão do governo a protestos pacíficos pró-democracia, o conflito na Síria tornou-se mais complexo ao longo dos anos com o envolvimento de países estrangeiros e grupos radicais. Mais de 340.000 pessoas morreram desde então.